Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Tereza Cristina, senadora por MS Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Tereza Cristina (PP) acredita que nos próximos dias pode ter alguma negociação entre Estados Unidos e o Brasil sobre a medida de Donald Trump tarifar o Brasil em 50%. A decisão do presidente americano foi anunciada na tarde desta quarta-feira (9) e entra em vigor a partir de 1º de agosto.

“As nossas instituições precisam ter calma e equilíbrio nesta hora. A nossa diplomacia deve cuidar dos altos interesses do Estado brasileiro. Brasil e Estados Unidos têm longa parceria e seus povos não devem ser penalizados. Ambos têm instrumentos legais para colocar à mesa de negociação nos próximos 22 dias”, disse a senadora.

Donald Trump fez o anúncio na rede social Truth Social, onde menciona perseguição do STF (Supremo Tribunal Federal) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Tereza Cristina foi ministra no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após uma série de embates e troca de farpas nas redes sociais com o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva, foi definida a porcentagem sobre os produtos importados do Brasil.

Além disso, o norte-americano diz ainda que as relações comerciais entre o Brasil e os EUA são injustas. Até o momento, Donald Trump já definiu tarifas de ao menos sete países, sendo o Brasil com o maior percentual.

Anna Gomes – Midiamax