27/09/2025 05:37

 “Mais uma vez, o produtor pagando a conta”: presidente da Acrissul comenta impacto do tarifaço

O anúncio da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras – especialmente a carne – já mostra reflexos imediatos no campo. Em entrevista exclusiva, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, detalha os efeitos da medida e faz um alerta direto: “Mais uma vez, o produtor pagando a conta”.

Desde a divulgação do tarifaço, o preço da arroba do boi gordo caiu mais de 10% no Estado, na prática saiu de cerca de  R$ 325 para R$ 290. A orientação da entidade é clara: segurar a oferta, já que a escala de abate está curta e a pressão do mercado tem sido desfavorável ao pecuarista.

Bumlai ressalta que o movimento é estratégico da indústria frigorífica e que os animais continuarão sendo abatidos. “O que está acontecendo é uma manobra que impacta o produtor, mas não significa que haverá sobra de carne no mercado interno”, explica. Isso porque a maior parte da carne exportada aos EUA são retalhos usados principalmente na produção de hambúrgueres, produtos que podem ser facilmente realocados para outros mercados.

A entrevista completa traz ainda mais detalhes sobre o cenário do setor e as projeções da Acrissul para os próximos meses. Quer entender a fundo o impacto dessa nova tarifa e como ela atinge o agronegócio brasileiro?

Assista agora à entrevista completa com Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul.