03/02/2026 08:54

Riedel participa de reunião de governadores no Rio após operação com 121 mortos

Eduardo Riedel estará no Rio no encontro com governadores Foto: Divulgação

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), viaja nesta quinta-feira (30) ao Rio de Janeiro para participar de uma reunião de governadores após a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, que deixou 121 mortos, a mais letal da história do estado.

Riedel desembarca na capital fluminense às 18 h, integrando uma comitiva de governadores de centro-direita que pretende manifestar solidariedade ao governador Cláudio Castro (PL) e às forças de segurança fluminenses.

De acordo com a imprensa nacional, também confirmaram presença Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; e Mauro Mendes (União), de Mato Grosso. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), explicou que o objetivo do encontro é apoiar Castro e discutir formas de cooperação entre os estados no combate ao crime organizado.

A reunião será realizada no Palácio Guanabara, sob a coordenação de Jorginho Mello. O grupo pretende articular a cessão de efetivos e de agentes de inteligência para reforçar a segurança pública do Rio. “O combate ao crime organizado não pode ter fronteiras. É uma responsabilidade de todos”, destacou Mello em nota.

Caiado afirmou que o Rio de Janeiro se tornou um reduto das principais lideranças do Comando Vermelho, e defendeu uma ação nacional coordenada para enfrentar o avanço das facções. Zema, por sua vez, declarou que a visita busca “prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro, às forças policiais e à população fluminense que vive dias de terror”.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado, mas não confirmou presença.

Thiago Marques/Dourados Agora