03/02/2026 05:05

Primeiros vacinados com Butantan-DV serão profissionais da saúde

As primeiras 1,3 milhão de doses da Butantan-DV, nova vacina contra a dengue, já fabricadas pelo Instituto Butantan, serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária que atuam em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas visitas às comunidades. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha nesta terça-feira (9). A previsão é de que esse quantitativo seja disponibilizado até o fim de janeiro de 2026.

Este é o primeiro imunizante de dose única do mundo totalmente nacional. Com o aumento da produção e ampliação da oferta de doses, será possível ampliar o público atendido.

Segundo as diretrizes para o uso do novo imunizante, recomendadas pela CTAI (Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização), a vacinação começará pelos adultos de até 59 anos, com expansão gradual para as demais faixas etárias, até chegar ao público de 15 anos. O público prioritário foi definido com base em critérios técnicos e perfil epidemiológico do país.

Vacina contra a dengue

Estudos e avaliações técnicas da Anvisa indicam que a vacina possui eficácia de 74,7% contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos; e 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme. O registro do imunizante foi anunciado na segunda (8), pela Anvisa.

Atualmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina de um laboratório japonês, a Qdenga, aplicada em duas doses, que seguirá destinada a adolescentes de 10 a 14 anos, com previsão de ampliação para mais de cinco mil municípios brasileiros.

Jennifer Ribeiro, Midiamax – Foto: Divulgação/Instituto Butantan