03/02/2026 03:50

Aécio quer evitar debandada no PSDB em MS: ‘Não encontrarão ambiente mais propício’

Presidente do PSDB nacional, Aécio Neves quer evitar debandada da bancada tucana na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). O deputado disse que os parlamentares “não encontrarão ambiente mais propício” para as Eleições de 2026.

Enquanto o plano para as próximas eleições é aumentar a bancada federal e reunir bancadas estaduais expressivas, em MS, a meta é manter os deputados eleitos na legenda.

“Nós estamos convencidos de que vamos ultrapassar os 30 deputados federais, vamos fazer bancadas estaduais muito expressivas, inclusive em Mato Grosso do Sul. Espero que possamos manter a presença de todos os deputados estaduais do partido”, disse o presidente.

Além disso, Aécio acredita que o PSDB oferece maior chance de reeleição aos deputados. “Porque eu não acredito que encontrarão um ambiente mais propício às suas reeleições do que o PSDB”, afirmou.

Deputados estaduais
Enquanto o ritmo da bancada em Mato Grosso do Sul, segundo apuração do Midiamax, é de debandada no próximo ano, Aécio é otimista sobre o número de eleitos. Compõem a bancada do PSDB-MS na Alems: Lia Nogueira, Caravina, Jamilson Name, Paulo Corrêa, Zé Teixeira e Mara Caseiro.

“Nós pretendemos que os seis deputados do partido permaneçam no PSDB, disputem a reeleição, repito, pelo PSDB, e possam manter ou quem sabe até ampliar a bancada”, disse.

Antes maioria, PSDB mantém comando de apenas 2 das 5 maiores cidades de MS
Bancada federal
Já no cenário federal, Mato Grosso do Sul tem três deputados pelo PSDB: Dagoberto Nogueira, Geraldo Resende e Beto Pereira. Então, a nacional tucana quer aumentar a bancada federal do Estado com mais um eleito.

“No campo federal, a nossa expectativa é não apenas a reeleição dos três deputados”. Aécio pontuou que a bancada atual “é muito importante, são deputados extremamente sérios, respeitados aqui no Congresso Nacional, eles têm ajudado imensamente o Estado”.

No entanto, pretende aumentar o número para quatro parlamentares. “Acredito que é possível, se ampliarmos a nossa bancada para quatro deputados federais”.

Aécio anunciou ao Midiamax, na segunda-feira (8), que o PSDB-MS tem nova diretoria. Entre os nomes, o vereador professor Juari atuará como primeiro-secretário. Anteriormente, o parlamentar afirmou ao Jornal que pretendia disputar cadeira federal. Contudo, apenas se houvesse mudanças na chefia do partido no Estado.

Após mudar o cenário da diretoria em MS, Aécio confirmou o nome de Juari como possibilidade para a Câmara dos Deputados. “Vereador na capital, futuro deputado federal, nós esperamos”, disse.

Por fim, lembrou que o “PSDB é o partido que tem essa legitimidade, nós não nos curvamos nem ao lulopetismo, nem ao bolsonarismo”. Então, destacou que “o Brasil tem espaço para um projeto mais ousado do que esses dois representam”. Pontuou que a característica “sem dúvida foi uma das razões da permanência dos três deputados” federais em MS.

Dândara Genelhú – Midiamax – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil