Presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) no Senado, Nelsinho Trad (PSD) será o anfitrião do Congresso nesta quinta-feira (19). O senador por Mato Grosso do Sul receberá deputados europeus em Brasília.
“Receberei, na condição de anfitrião do Congresso, membros, deputados europeus”, disse. O encontro após feriados de Carnaval acontece uma semana antes do retorno do acordo Mercosul-UE ao Parlasul.
Ao Jornal Midiamax, o senador confirmou a reunião com a delegação brasileira do Parlasul. Nelsinho lembrou que é este o grupo responsável pelo início da tramitação no Congresso.
“Já foi lido o relatório. Será concluído e votado na próxima sessão, dia 24 de fevereiro”, pontuou.
Então, se aprovado pelo grupo, o acordo tramitará no Congresso. “Seguirá para o plenário da Câmara e depois para a Comissão de Relações Exteriores do Senado e plenário do Senado.”
Votação adiada no Parlasul
O Parlasul (Parlamento do Mercosul) adiou, em 10 de fevereiro, a análise e votação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Portanto, o acordo ainda precisa passar pela análise dos parlamentares do Mercosul.
Contudo, a votação sobre o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia foi interrompida após pedido de vista, feito pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).
Assim, a reunião restou suspensa e deve ser retomada em 24 de fevereiro, após o Carnaval. O relatório foi lido pelo presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). O parlamentar destacou que o acordo cria uma ampla área de livre-comércio entre os blocos.
Então, apontou a redução gradual de tarifas e preservação de setores considerados sensíveis. “Trata-se de um marco na relação bilateral, que integra dois dos maiores blocos econômicos do mundo e estabelece bases de previsibilidade e transparência para o comércio”, afirmou aos colegas.
Dândara Genelhú, Midiamax – Foto: Andressa Anholete/Agência Senado







