Campo Grande sediará audiência pública do novo Plano Nacional de Educação  

A capital sul-mato-grossense será sede de uma das Audiências Públicas promovidas pela Comissão Especial do PNE (Plano Nacional de Educação) da Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Os encontros fazem parte da estratégia de escuta da sociedade brasileira sobre os planos nacional e estadual para efetivação das diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.

Marcada para o dia 10 de julho, a iniciativa, realizada em parceria com as Assembleias Legislativas dos estados, tem como objetivo ampliar o debate público e democrático em torno da construção do novo PNE. Os seminários estaduais se somam às audiências públicas realizadas em Brasília, compondo um ciclo de consultas com a participação de educadores/as, especialistas, estudantes, gestores e movimentos sociais.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que integra o grupo de entidades envolvidas na construção do novo plano, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS) e a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) reforçam a importância do diálogo com os parlamentares organizadores.

Além da CNTE, outras 17 entidades nacionais ligadas à educação contribuíram para a elaboração de um caderno de propostas ao novo PNE, organizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A síntese das emendas sugeridas por essas entidades será divulgada na próxima semana.

A ACP reforça a importância da mobilização da categoria em Mato Grosso do Sul. “Este é um momento estratégico para a educação pública brasileira. Precisamos ocupar os espaços de debate e incidir diretamente na formulação das políticas que vão impactar nosso trabalho e a vida de milhões de estudantes nos próximos dez anos”, destaca o presidente da ACP, Gilvano Bronzoni.

A programação completa do seminário em Campo Grande, com horário, será divulgada nos próximos dias. Os mediadores do debate serão os deputados Dagoberto Nogueira (MS) e Tabata Amaral (SP).

Fonte: Alô Mídia/Campo Grande

Texto: Angela Schafer com informações da Comunicação ACP

Foto: Divulgação