22/06/2026 11:18

Indonésia vira segundo maior comprador de miúdos bovinos do Brasil

A Indonésia se tornou o segundo maior destino dos miúdos bovinos exportados pelo Brasil, menos de um ano após a abertura do mercado para o produto nacional. Entre janeiro e maio de 2026, o país asiático comprou mais de 12 mil toneladas, em negócios que somaram US$ 19,5 milhões.

O avanço coloca a Indonésia atrás apenas de Hong Kong nesse tipo de importação. A demanda é impulsionada pelo tamanho do mercado consumidor indonésio, que reúne mais de 284 milhões de habitantes e já movimentou mais de US$ 150 milhões com compras de miúdos bovinos de diferentes países em 2025.

No mesmo período deste ano, o Brasil exportou mais de 106 mil toneladas de miúdos bovinos para 117 destinos, com receita de US$ 256 milhões. Em 2025, os embarques brasileiros passaram de 267 mil toneladas e renderam US$ 605 milhões ao setor.

A abertura do mercado indonésio ocorreu em agosto de 2025 e foi seguida pela habilitação de frigoríficos brasileiros para exportação. Atualmente, 52 estabelecimentos estão autorizados a vender carne bovina ao país. Para o agronegócio, a venda de miúdos ajuda a ampliar o aproveitamento do animal, reduzir desperdícios e gerar mais receita para a cadeia da carne.

Roberta Dorneles – A Crítica/Foto: Divulgação/Governo Federal