Quem vive em Campo Grande se encanta ao ver as araras e outras aves urbanas colorindo o céu da cidade. Pesquisar e traçar estratégias de conservação envolvendo a comunidade é um dos pilares do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade.
“Nossos parceiros, bem como nós, acreditam na importância da educação ambiental para a formação de multiplicadores no desafio de conservar as aves urbanas”, afirmou Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul.
Nesta semana, os parceiros vieram conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto Arara Azul. Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a instituição está recebendo, em Campo Grande, as equipes da Itaipu Binacional e do Instituto Smithsonian para uma visita técnica junto à equipe local.
A programação teve início no dia 20, com a realização de palestras conduzidas por pesquisadores e técnicos do Instituto Arara Azul, da Itaipu e do Smithsonian. O encontro promoveu uma rica troca de experiências sobre conservação da biodiversidade, pontos de convergência nas ações, manejo de aves e educação ambiental.
No segundo dia, a equipe acompanhou atividades de campo voltadas à educação ambiental. A primeira delas foi a Expedição Mirim, que levou crianças até ninhos de araras-canindés monitorados pelo Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, proporcionando uma vivência prática sobre conservação e observação de aves. A segunda atividade foi uma visita a uma escola parceira, onde os visitantes puderam conhecer de perto o trabalho educativo desenvolvido pelo Instituto Arara Azul com alunos e professores da rede pública.
Encerrando a visita, no dia 22 de outubro, os integrantes da Itaipu e do Smithsonian participaram do lançamento do livro “Aves do Caminho da Escola”, na sede do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS). A obra, escrita e ilustrada pela jovem observadora de aves Cecília L. Monteiro, de apenas 9 anos, é uma delicada celebração da curiosidade infantil e do encanto pelo mundo natural. O livro reúne mais de cem espécies de aves observadas por Cecília em seu trajeto diário até a escola. O lançamento é uma organização do Instituto Arara Azul e Instituto Mamede, voltado para professores e educadores da rede pública e privada.
O encontro reforça o compromisso das instituições com a educação ambiental, a ciência cidadã e a formação de novas gerações conscientes sobre a importância da conservação das aves e do meio ambiente.
Para a realização dessa atividade educativa e de intercâmbio, o Instituto Arara Azul conta com o apoio da empresa ADM, por meio do programa ADM Care, uma iniciativa da Archer Daniels Midland (ADM) voltada à sustentabilidade e ações sociais. Esse apoio está dividido em duas fases: a primeira etapa, em 2024, foi voltada diretamente às ações de pesquisa do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade; e nesta segunda etapa, o apoio está direcionado à área educativa, com o intuito de capacitar multiplicadores e fortalecer o compromisso com a formação ambiental e a conservação das aves urbanas.
Angela Schafer, de Campo Grande
Foto: Projeto Arara Azul








