Mães e filhotes de onça-pintada são flagradas em situação rara

O flagrante mostra Aroeira com seus filhotes, Jatobá e Jacarandá, ao lado da fêmea Surya
Foto: Reprodução/Campo Grande News

A segunda-feira (23) rendeu um avistamento inusitado de quatro onças-pintadas no Refúgio Caiman, em Miranda. O Projeto Onçafari compartilhou o registro raro, já que as onças são animais de hábitos solitários. Por isso, ver um grupo com mães e filhotes reunidos é algo incomum.

O flagrante mostra Aroeira com seus filhotes, Jatobá e Jacarandá, ao lado da fêmea Surya, no Pantanal sul-mato-grossense. As imagens mostram os animais tranquilos, relaxados e deitados lado a lado, curtindo o dia.

Apesar da cena tranquila capturada no vídeo, o projeto informou que houve um momento de tensão. “No início, Surya teve um desentendimento com os filhotes da Aroeira, mas a mãe não hesitou em defendê-los. Após esse episódio, tudo se acalmou, e tivemos a sorte de registrar uma cena rara e pacífica: os filhotes da Aroeira permaneceram deitados ao lado de Surya por cerca de 30 minutos”, descreveu o Onçafari.

A manhã seguiu nesse clima inusitado, rendendo cenas que ajudam a revelar mais sobre o comportamento dessas onças que são monitoradas de perto pelo projeto. Outro detalhe curioso é que as onças-pintadas raramente toleram a presença de indivíduos fora do próprio núcleo familiar.

No caso, Surya é mãe da fêmea Dakari e não possui qualquer relação com Aroeira e seus filhotes. Surya é filha da onça Flora, enquanto Aroeira pertence à prole de Manduvi.

Fonte: Jéssica Fernandes/Campo Grande News

Foto: Reprodução/Campo Grande News