MS tem 30 mil na lista de ressarcimento, vítimas no golpe do desvio do INSS

Cerca de pelo menos 30 mil sul-mato-grossenses, aposentados e pensionistas, já buscaram informações em busca de acordos e ressarcimento após golpe de desvio que atingiu o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre mais de dois milhões de beneficiários atingidos em todo o País, informa o Correio do Estado

Até terça-feira (15), conforme divulgado pela coordenação de comunicação dos Correios, as agências já haviam atendido mais de dois milhões de beneficiários, após abertura para pedidos de ressarcimento na sexta-feira (11) passada.

Ao Correio do Estado, os Correios apontaram que, até terça-feira (15), os sul-mato-grossenses respondiam por cerca de 1,48% desses cerca de dois milhões de brasileiros, sendo 29,6 mil atendimentos relacionados a descontos indevidos do INSS em MS em menos de uma semana. 

Descontos indevidos
Esse ressarcimento de valores está sendo disponibilizado para beneficiários que, após descontos indevidos, chegaram a fazer contestações mas não conseguiram retorno das entidades. 


É importante explicar que a opção pode ser aderida de forma gratuita, sendo necessária para receber a devolução de valores diretamente nas contas bancárias, “sem precisar recorrer à Justiça”, como cita os Correios em nota. 

Tal ressarcimento surgiu por proposta do Governo Federal, com a adesão dispensando o envio de quaisquer documentos adicionais, sendo solicitado apenas um documento oficial de identificação e/ou a nomeação de um representante legal com procuração autenticada (válida apenas para consulta), caso o segurado não consiga comparecer à agência.

Os Correios apontam um atendimento seguro e humanizado, frisando que podem ser procurados para os seguintes serviços: 

Consulta se houve algum desconto em benefício;
Contestação de descontos não autorizados;
Confirmação se algum desconto foi autorizado;
Acompanhamento do resultado da contestação (após 15 dias úteis);
Análise de documentos enviados por associações;
Adesão ao acordo de ressarcimento;
Recebimento de protocolo de atendimento com orientações para continuar acompanhando pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.
Fique atento
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Com trabalho conjunto entre os Correios e o INSS, esse atendimento começou em 30 de maio, voltado principalmente para atender beneficiários que possuem dificuldade com os canais digitais. 

Também, cabe esclarecer que os servidores do INSS ou empregados dos Correios não estão autorizados a visitarem a casa dos beneficiários. 

Por isso é preciso estar alerta para possíveis golpes, caso alguém apareça pessoalmente se identificando como funcionário desses órgãos oficiais. 

Os atendimentos são feitos nas agências dos Correios e também: 

Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para iPhone e aparelhos Android);
Pelo site do INSS;
Pela Central 135.

LEO RIBEIRO – CORREIO DO ESTADO

Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado