Polícia Federal inicia concessão de registro de CACs no Estado em agosto

Para receber as novas atribuições, a PF montou um novo setor responsável pelo controle
Homem manuseia arma em clube de tiro de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A partir de 1º de agosto, a PF (Polícia Federal) inicia em Mato Grosso do Sul a prestação completa de serviços aos caçadores excepcionais, atiradores desportivos e colecionadores de armas de fogo, munições e acessórios, os chamados CACs.

Em MS, há 24.768 CACs cadastrados segundo a PF. Deste total, 11.444 são da região de Campo Grande, 7.045 cadastrados na delegacia de Dourados, 2.661 na região de Ponta Porã, 2.310 em Três Lagoas, 836 em Naviraí e 472 registros na delegacia de Corumbá.

A portaria, publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues entra em vigor no amanhã (1º), quando, em todo o País, passa a ser disponibilizado o serviço de emissão de Guia de Tráfego. Esse documento é obrigatório para autorizar o transporte de armas de fogo, munições e acessórios por CACs, fora do local de guarda autorizado, como residência ou clube de tiro.

Porém, a portaria estabeleceu cronograma para os demais serviços, antes sob responsabilidade do Comando do Exército e, agora, pelas unidades da PF nos estados.

No caso de Mato Grosso do Sul, a partir de 1º de agosto, estarão disponíveis os serviços de concessão de CR (Certificado de Registro), apostilamento de endereço, apostilamento de documento, apostilamento de atividade e revalidação de CR.

No dia 18 de agosto, em MS, estarão liberados os serviços de cancelamento de registro, aquisição de arma de fogo, registro de arma de fogo e renovação de CRAF (Certificado de Registro de Arma de Fogo) e, a partir de 29 de agosto,  os serviços de gerenciamento de nível de atirador, transferência de propriedade de armas de fogo e gestão de recursos de processo.

A mudança ocorre dois anos após o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho de 2023, e previsto em um acordo de cooperação técnica, de setembro daquele ano.

Para receber as novas atribuições, a PF montou um novo setor responsável pelo controle. Uma coordenação específica terá servidores administrativos e a ideia é ter mais servidores que devem entrar na instituição com o novo concurso que foi lançado neste primeiro semestre.

Para verificar o cronograma completo para os outros estados, acesse aqui.

Fonte: Silvia Frias/Campo Grande News

Foto: Henrique Kawaminami