Três cidades registram temperaturas negativas em MS

Moradora de Amambai, Maísa Graças contou ao Campo Grande News que "nunca viu tanto frio"
Geada na área rural de Amambai, sul do Estado (Foto: Vilson Nascimento)

Os municípios de Sete Quedas, Amambai e Iguatemi, localizados no extremo sul do Estado e na região de fronteira com o Paraguai, registraram temperaturas negativas na manhã desta terça-feira.

Conforme atualização do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros chegaram a -0,9ºC em Sete Quedas, -0,4ºC em Amambai e -0,1ºC em Iguatemi. Campo Grande chegou aos 4,6ºC, mas com ventos de 31 km por hora, a sensação térmica atingiu -6,9ºC.

Moradora de Amambai, Maísa Graças contou ao Campo Grande News que “nunca viu tanto frio”. “Foi difícil levantar, os carros amanheceram brancos”.

Rosana Ferreira, de 37 anos, moradora de Sete Quedas, relatou que “amanheceu tudo branco”. “Fazia muito tempo que não fazia tanto frio”, reclamou, mesmo morando a vida toda no município, marcado pelas temperaturas mais baixas do Estado.

Esta foi à primeira onda de frio do inverno e a maior do ano em Mato Grosso do Sul. Pelo menos 18 municípios registraram geada devido às baixas temperaturas, segundo o meteorologista Natálio Abrahão. O cenário deve se repetir na quarta-feira. Apesar do tempo aberto e ensolarado, a temperatura só vai começar a subir a partir de quinta.

Na quinta e sexta-feira o tempo segue com predomínio de sol, mas há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca a moderada em diversas regiões. Em áreas da metade sul do Estado, podem ocorrer tempestades localizadas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Essas instabilidades são provocadas pelo intenso transporte de calor e umidade, associado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, ao avanço de uma nova frente fria e à presença de cavados.

Com o retorno do calor, as temperaturas entram em elevação e podem chegar aos 27°C e até 30°C nas regiões norte, pantaneira e nordeste. Em Campo Grande, a capital, a previsão indica mínimas entre 17°C e 19°C e máximas de 26°C a 28°C.

No sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 10°C e 15°C e as máximas entre 20°C e 24°C. No sudoeste e Pantanal, as mínimas vão de 15°C a 19°C, com máximas entre 21°C e 28°C. Nas regiões do bolsão, leste e norte, são esperadas mínimas entre 13°C e 19°C e máximas entre 26°C e 30°C.

Fonte: Gabriel Neris e Maria Gabriela Arcanjo/Campo Grande News

Foto: Vilson Nascimento