09/02/2026 18:16

Volta às aulas: 180 mil estudantes de MS iniciam ano letivo de 2026

Começa nesta segunda-feira (9) o início das aulas para 180 mil estudantes da REE-MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul). Ao todo, 352 unidades escolares retornam o calendário.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), aconteceu entre 3 e 6 de fevereiro a Jornada Formativa, com professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras da rede, com foco no planejamento pedagógico, no alinhamento das ações educacionais e na preparação para o acolhimento dos alunos.

Neste ano, a REE passa a contar com três novas unidades escolares, localizadas nos municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Ponta Porã, ampliando, assim, o total de escolas da Rede para 352.

Em Campo Grande, a novidade é a Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, localizada no Jardim Noroeste, que trabalha com a oferta do ensino fundamental – anos finais (8º e 9º anos), o ensino médio, educação profissional e, no período noturno, a EJA Mulher (educação de jovens e adultos destinada a mulheres), já iniciada no segundo semestre de 2025.

Outras unidades

No município de Ribas do Rio Pardo, a Escola Estadual Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva conta com turmas de ensino fundamental – anos iniciais (4º e 5º anos), ensino fundamental – anos finais, ensino médio e educação profissional.

Já em Ponta Porã, a nova unidade é a Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira, que atende turmas de ensino fundamental – anos finais, ensino médio e educação profissional.

Autodesignação

O período de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino foi aberto em novembro de 2025 e seguiu até as primeiras semanas de 2026. Contudo, para quem ainda tem interesse em ingressar na REE, isso é possível por meio do processo conhecido como “autodesignação”.

A etapa permanece aberta durante o ano todo, permitindo que pais/responsáveis preencham os dados e realizem as matrículas nas unidades com vagas disponíveis, conforme sistema da Central de Matrículas.

Karina Campos – Midiamax/Foto: Arquivo, Jornal Midiamax