Home / Carros / Oficial: VW confirma chegada do Golf GTI ao Brasil ainda em 2025

Oficial: VW confirma chegada do Golf GTI ao Brasil ainda em 2025

A espera está chegando ao fim. Confirmado ainda no ano passado no que a marca alemã chamou de ”resgate da esportividade”, a chegada da nova geração do Golf GTI ao Brasil foi um dos temas do bate-papo entre o Motor1.com Brasil e Cláudio Rawicz, diretor de comunicação e sustentabilidade da Volkswagen, durante o Podcast #276, realizado na última quarta-feira (22/05).

O modelo se despediu daqui em 2019 na sua sétima geração, pouco antes de receber a oitava geração em mercados internacionais. De lá pra cá, já recebeu um facelift como no carro das imagens. De acordo com o executivo, o Golf GTI voltará a ser vendido no Brasil em 2025, mas ainda sem data específica e não há informações sobre a possível chegada de outras versões, nem de preços.

A apresentação da oitava geração no país ocorreu durante a celebração dos cinquenta anos de fabricação do hatchback no mercado global, contando com várias unidades especiais que a Volkswagen guarda em seu acervo, na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Como é o novo Golf GTI
O Golf GTI MK8,5, pintado na tonalidade Mondsteingrau (cinza pedra da lua), também foi estrela da marca durante o Rock in Rio do ano passado. Ao lado do Tera, que na época apareceu ainda com disfarces através de um painel de LEDs, dando um deslumbre do que esperar do novo SUV compacto.

Sob o capô, o GTI traz um motor 2.0 turbo que é nosso velho conhecido: o mesmo EA888 usado no GTI Mk7. Agora, contudo, são 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo (contra 230cv e 35,7 kgfm do carro que era oferecido aqui anteriormente).

O propulsor será sempre atrelado ao conhecido câmbio DSG de dupla embreagem e 7 velocidades e aí temos uma triste notícia para os puristas: a transmissão manual de 6 marchas deixou de ser oferecida no Golf GTI. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e sua máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h (no último Golf GTI nacional, eram 7s e 238 km/h, respectivamente).

As dimensões externas do novo Golf são bem semelhantes às do Mk7, a começar pelo entre-eixos de 2,63 m. Contudo, suas linhas mais alisadas, com o capô em cunha, fazem o carro parecer maior. O porta-malas é que cresceu um pouco: de 338 para 374 litros.

O interior foi atualizado com uma nova central multimídia. Tanto o hardware quanto o software foram alterados em resposta às muitas reclamações dos donos de Mk8 na Europa. O sistema de quarta geração é chamado de MIB4 e traz uma tela sensível ao toque de 12,9″.

As teclas convencionais agora são retro-iluminadas e ficaram mais fáceis de operar. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT.

Na Alemanha, um Golf GTI Mk8,5 custa a partir de 44.505 euros, o que dá R$ 275.500 na conversão direta pelo câmbio atual. O carro trazido para o Rock in Rio traz ainda as rodas Estoril pretas, de 19” com pneus 235/35 R 19 – esse conjunto é um opcional de 1.735 euros (R$ 10.740).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *